domingo, 15 de agosto de 2010

O que se anda a ver por aqui


Para aproveitar as últimas semanas de férias tenho visto alguns dos filmes que já estavam na lista de espera há muito tempo. Mesmo assim, vou acrescentado outros títulos que saem ou descubro...
E a lista não tem fim!

Inglourious Basterds. É muito bom. Com um Brad Pitt de sotaque à Texas e um maxilar pronunciado, que tenta falar italiano. Acho que só isso deve chegar para converter todos os que ainda não viram esta peça do Tarantino.







Fiquei ainda com mais vontade de ver este filme depois do Inception (já lá vamos). Acho que o Leonardo DiCaprio tem construído um estatuto ao nível dos verdadeiros actores de Hollywood, que por entrarem num filme levam muita gente às salas de cinema. É emocionante mas expectável para quem viu o Memento, também do Nolan. É o mesmo esquema de jogo mental mas mais convincente.

Tinha grandes expectativas. Confesso que às vezes sabe bem ver um filme convencional, dos que acabam sempre com final feliz. Mas aqui fazem-nos gostar de uma personagem que se torna no anti-herói e estraga tudo. Ainda assim, gostei bastante. A Zooey Deschanel é completamente vintage e tem um cabelo invejável. E acho que já consigo ver o Gordon-Levitt sem o associar àquela parvoíce do 3rd Rock from the Sun.

É um daqueles filmes fofinhos, melodramático, mesmo à Nicholas Sparks. Mas falta-lhe um je ne sais quoi. Percebe-se que é baseado num livro e que acontece muita coisa lá pelo meio que escapou ao filme. Mas já se sabe que os filmes ficam sempre aquém dos livros.








Este é um daqueles que me deixa a perguntar "Wtf?!" durante muito tempo. É o tipo de sensação que me causam os filmes do Woody Allen. São muito bons, completamente alheios da realidade, com um humor acutilante e irresistível. E um George Clooney a matar uma cabra com o poder da mente. E um grupo de militares americanos hippies e devotos da Natureza. É isto.


No cinema, viu-se Inception que é, de longe, o melhor filme dos últimos tempos. Apesar de ser algo confuso (alguém perguntava se não vinha com manual de instruções) é tão envolvente que, quando se dá por isso, está-se na ponta da cadeira do cinema à espera do desfecho e a protestar com a última cena (o raio do peão, terá caído ou nem por isso?)


E agora com licença, que está a passar o Dirty Dancing e até estou a gostar de o rever. Aquele Patrick Swayze...

Filipa Moreno

2 comentários:

  1. O Gordon-Levitt é bom actor, não percebia esse pé atrás com ele.

    500 Days of Summer ando para ver há algum tempo, mais uma boa opinião que vejo.


    :)

    ResponderEliminar
  2. Ele é bom actor, mas entrou naquela porcaria do 3rd rock from the sun e eu detestava isso!

    Vê que é muito bom.

    ResponderEliminar